5 Métodos de estudo para você estudar de forma produtiva e organizada

 Às vezes estudar não significa, de fato, captar e aprender um assunto. Para que você absorva o conteúdo estudado com eficiência, é necessário assimilar ou relacioná-lo a algo de fácil de ser memorização, ou até mesmo adequar ou desenvolver algumas técnicas próprias de aprendizado.


A produtividade vai muito além do tempo de dedicação, na verdade, depende muito mais dos métodos utilizados. Quer descobrir como ser mais produtivo nos estudos? Com isso em mente, preparamos este post com informações e 5 métodos para você alcançar um bom rendimento em seu aprendizado. Acompanhe!

1. Mapa Mental




Para aqueles que aprendem de maneira mais visual, coloca todo o conteúdo de maneira resumida e sistêmica, fácil de visualizar. Esse método pode te ajudar se você não gosta muito de ler ou escrever textos e mais textos.

2. Método Cornell



Consiste em dividir uma folha em 3 seções: uma para colocar os tópicos e palavras chaves do assunto estudado, da aula ou do texto lido; outra para explicá-los da maneira que compreendeu, o mais simples possível; a terceira parte para resumir todo o conteúdo das 2 partes anteriores, da maneira mais objetiva possível. 

3. Autoexplicação



Como o próprio nome já se "autoexplica", nesse método de estudos você aplica todo o conteúdo que aprendeu a si mesmo, em voz alta. É como pensar em voz alta e se explicar de uma forma mais simples.

4. Técnica Pomodoro



Trata-se da combinação de trabalho e relaxamento, definindo períodos de esforço que devem ser recompensados com momentos de distração. O mais comum é a escala 25/5, em que cada 25 minutos de estudo, você determina 5 minutos de relaxamento e distração.

5. Técnicas Mnemônicas 



Todo mundo já teve aquele professor que transformava todo o conteúdo em uma música ou frase sem sentido algum, não é mesmo? Pois é, esse método pode ser muito eficiente e te ajudar a memorizar palavras chaves importantes.


Ads go here

Comentários